António Oliveira, Lazaroni, Sidcley… Athletico revê ex’s na Arena contra o Cuiabá
O domingo (18) será de reencontro na Arena da Baixada. Do lado adversário estarão alguns ex-jogadores e membros da comissão técnica do Athletico, como António Oliveira e Bruno Lazaroni, além de João Carlos e Sidcley, todos atualmente no Cuiabá. A partida está marcada para 19h, pela 27ª rodada do Brasileirão.
Será a primeira vez que o português vai rever o Furacão desde a sua saída do clube, no ano passado. António deixou o Athletico há pouco mais de um ano, no dia 9 de setembro, após a eliminação para o FC Cascavel, na semifinal do Campeonato Paranaense.
Ele comandou o Rubro-Negro em 40 partidas, com 21 vitórias, sete empates e 12 derrotas, aproveitamento de 58%. Após bom início sob o comando do português, o Furacão passou a oscilar na temporada e estava há seis jogos sem vencer. Por outro lado, o técnico deixou a equipe classificada para as quartas de final da Copa do Brasil, torneio em que o Furacão terminaria com o vice-campeonato, e nas semifinais da Sul-Americana, que terminaria com título de bicampeão.
Em janeiro, António foi anunciado como técnico do Benfica B. Ele ficou em terras portuguesas até junho, quando acertou com o Cuiabá para substituir Pintado. Até o momento, António acumula 16 jogos à frente da equipe, com três vitórias, seis empates e sete derrotas.
+ Confira a tabela do Brasileirão
Bruno Lazaroni é o auxiliar de António no Cuiabá. O profissional chegou ao Athletico em fevereiro do ano passado para ser o técnico do time de aspirantes, e também dirigiu a equipe principal como interino. Ele foi demitido pelo clube em maio deste ano, após um ano e três meses. No total, dirigiu a equipe em oito jogos, com três vitórias, um empate e quatro derrotas.
Dupla de ex jogadores
Dentro das quatro linhas, dois jogadores do atual elenco do Cuiabá já vestiram a camisa do Athletico: o goleiro João Carlos e o lateral-esquerdo Sidcley.
João, 34 anos, passou por todas as categorias de base do Athletico. No período em que esteve no CT do Caju, foi emprestado ao Ipatinga e Atlético-GO. Depois de sair do clube, em 2011, defendeu equipes como Fortaleza, Nacional-MG, Boa Esporte, Ponte Preta, CRB e CSA. Ele está no Dourado desde 2020.
"Faz muito tempo que eu saí do Athletico, mas é o clube é uma potência hoje, e está mostrando isso, chegou à final da Libertadores com muito mérito, tem um grande elenco, um estádio onde é difícil de jogar, com uma torcida que apoia o tempo todo. Mas o Cuiabá tem feito grandes jogos, apesar da posição que estamos hoje, principalmente com o comando do António. É manter a concentração que temos capacidade de chegar lá (em Curitiba) e fazer um grande jogo", disse o goleiro em entrevista coletiva nesta semana.
Sidcley também começou na base do Furacão. Defendeu a equipe sub-23 antes de subir para o time profissional, e também foi emprestado por um período ao Atlético-GO. No total, disputou 155 jogos e marcou 11 gols. Na metade de 2018, o lateral foi vendido ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, na época por cerca de 5 milhões de euros. Antes, defendeu o Corinthians em 26 jogos. Depois da passagem pela Ucrânia, ele jogou pelo PAOK, da Grécia. Atualmente, ele soma quatro jogos pelo Cuiabá.
O Athletico vem de empate com o Avaí (1 a 1), na última rodada do Brasileirão, e ocupa a sexta colocação na tabela, com 43 pontos. O Cuiabá é o 17°, com 26, abrindo a zona de rebaixamento.
Até a final da Libertadores contra o Flamengo, no dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador, o Athletico vai disputar oito partidas pelo Brasileirão. Veja aqui o calendário do Furacão.