Em jogo aberto, Coritiba aproveita erros e larga na frente do Athletico
Nos erros do Athletico, o Coritiba largou em vantagem nas semifinais do Paranaense nesta quarta-feira (23), na Arena da Baixada. O Coxa capitalizou duas vezes com Alef Manga e segurou uma forte pressão do Furacão na etapa final. Terans marcou o gol do Furacão ainda no primeiro tempo.
O resultado dá ao Alviverde a vantagem do empate no jogo de volta, no domingo (27), às 16h, no Couto Pereira. Quem avançar, pega o vencedor do confronto entre Operário e Maringá na grande final do Estadual.
Com torcida única na Baixada, o coro uníssono ao apito final foi novamente de protestos contra o técnico Alberto Valentim, expulso minutos antes por reclamação. Do outro lado, o paraguaio Gustavo Morínigo comemorou muito sua primeira vitória em Atletibas.
Athletico x Coritiba: veja como foi!
Manga brilha e pressão ineficiente do Athletico
O Athletico atendeu o pedido de Valentim e começou o clássico de maneira agressiva, com muitas bolas enfiadas, pressionando o Coxa nos minutos iniciais.
Só que o jogo era aberto na Baixada e o Coritiba foi rápido para aproveitar os espaços deixados pela defesa rubro-negra. Quando Santos bateu mal tiro de meta, aos 10 minutos, Val encontrou Alef Manga na ponta direita. Ele chutou rasteiro e contou com outra falha do arqueiro atleticano para abrir o placar.
Confira a tabela do Paranaense
O duelo continuou em alta rotação. Cinco minutos depois, Terans igualou após ficar com a sobra de cruzamento de Jader. O uruguaio encheu o pé e a bola passou por baixo de Alex Muralha.
O primeiro tempo seguia com alternâncias, mas sem chances claras – a não ser uma difícil cabeçada de Igor Paixão defendida por Santos. Aos 43, contudo, um novo erro colocou o Alviverde na frente.
Muralha cobrou falta do campo de defesa e o Athletico não conseguiu afastar. A bola novamente sobrou com Manga, depois de casquinha de Igor Paixão, e o camisa 11 ganhou de Thiago Heleno para fazer o segundo dos visitantes.
Coxa segura vitória
O segundo tempo se resumiu com o Coxa administrando o resultado e tentando esporádicos contra-ataques, enquanto o Athletico imprimiu uma enorme pressão a partir da entrada de Rômulo no lugar de Jader.
A blitz em vermelho e preto parou em boas defesas de Muralha, na falta de ritmo de Pablo no excessivo individualismo de Davi Araújo. Bem postado defensivamente, o Coxa conseguia segurar os donos da casa.
Nos acréscimos, ainda Clayton desperdiçou na frente de Santos e Thiago Heleno, praticamente no último lance, bateu pra fora após jogar todo o segundo tempo com o ombro machucado.
Ficha técnica
Campeonato Paranaense
Semifinal - Ida
23/03/2022
ATHLETICO 1X2 CORITIBA
Athletico: Santos; Dani Bolt (Daniel Cruz), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner Vinícius; Matheus Fernandes (Pablo Siles), Christian e David Terans; Jader (Rômulo), Davi Araújo e Pablo. Técnico: Alberto Valentim.
Coritiba: Alex Muralha; Warley (Matheus Alexandre), Henrique, Luciano Castán e Egídio; Andrey, Val (Willian Farias) e Thonny Anderson (Guilherme Biro); Alef Manga (Régis), Igor Paixão e Léo Gamalho (Clayton). Técnico: Gustavo Morínigo.
Local: Arena da Baixada (Curitiba-PR).
Árbitro: Lucas Paulo Torezin.
Assistentes: Bruno Boschilia e Ivan Carlos Bohn.
Gols: Alef Manga aos 10' e aos 43'; David Terans aos 15' do 1°.
Cartões amarelos: Davi Araújo, Matheus Fernandes e Pablo Siles (A); Clayton, Muralha e Warley (C).
Público: 22.764.
Renda: R$ 635.305,00.