Amazon busca expansão no futebol brasileiro. E o Athletico é a porta de entrada
A Amazon planeja expandir seu mercado no Brasil através do futebol brasileiro. E o Athletico é a porta de entrada da multinacional americana, considerada uma das cinco "gigantes" da tecnologia ao lado de Google, Facebook, Apple e Microsoft.
O fundador e dono da Amazon é Jeff Bezos, 57 anos, bilionário que desbancou Bill Gates e se tornou o homem mais rico do mundo segundo a Forbes. A empresa, que nasceu em 1994, atua no ramo de e-commerce, inteligência artificial e serviço de streaming através das plataformas Prime Vídeo e Twitch.
A empresa começa a dar os primeiros passos de transmissão do futebol brasileiro ao exibir três jogos do Athletico. As partidas contra Vasco, São Paulo e Flamengo na Arena da Baixada foram transmitidas no Twitch.
O que é Twitch? Resumindo, é uma plataforma online em que pessoas fazem transmissões ao vivo e interagem com o público pelo chat. O Twitch é popular entre gamers para transmissão de e-sports, mas está crescendo com a expansão de conteúdos variados de entretenimento como canais de culinária e comédia.
Por isso, as transmissões dos jogos foram descontraídas e voltadas para o público do Twitch. O Athletico fechou parceria com youtubers e comediantes para retransmitir a partida em seus canais, entre eles o canal Salve, do grupo de comédia Porta dos Fundos.
A transmissão foi exclusiva para sócios do clube, que tem acesso ao canal do Furacão, ou para assinantes dos canais que transmitiram os jogos, pelo preço de R$ 22,90.
Por que a Amazon escolheu o Athletico?
O Furacão é o único time da Série A que não vendeu os direitos de pay-per-view para a Globo. O clube trava uma disputa na Justiça com a emissora carioca. Entre os embates judiciais, a última liminar garante ao Furacão o direito de transmitir em PPV as partidas em que é o mandante.
Especialista em Gestão e Finanças do Esporte, o economista Cesar Grafietti explica qual é a estratégia da Amazon no mercado do futebol brasileiro.
"A Amazon não é uma empresa que compra todos os direitos de transmissão. Eles atuam buscando pacotes pequenos. Com um investimento menor, a ideia é fazer mais gente assinar o Prime, pacote completo com foco no e-commerce. É uma estratégia de divulgação de marca", analisa Grafietti.
É desta forma que a Amazon atuou na Inglaterra, por exemplo, comprando apenas 20 partidas da Premier League. Na Alemanha e na Itália, a estratégia foi semelhante.
"O mercado de transmissão brasileiro é muito difícil, com contratos caros, exclusivos e de longo prazo. Por isso, essa brecha de transmitir o Brasileirão com os jogos do Athletico é uma oportunidade de mercado. Acredito que outras competições sejam mais viáveis para a Amazon em um futuro próximo, como a Libertadores", complementa o economista.