Experiente, visionário e parceiro de Petraglia; conheça o novo CEO do Athletico
Experiência em uma grande liga, visão de mercado, trânsito em entidades como CBF e Fifa, formação e vasto currículo em administração e marketing de empresas. Os atributos são do novo CEO do Athletico, Alexandre Leitão, 50 anos.
O presidente Mario Celso Petraglia disse, em sua última entrevista, que ainda não conseguiu encontrar um sucessor para sua gestão do clube, mas parece ter encontrado um nome que o ajudará em várias áreas e em quem confia para dar carta branca dentro do Furacão.
"O Alexandre recebeu outras propostas de SAF's do Brasil, mas ele estava procurando um projeto que casasse com o ideal dele e com as coisas que ele tem e pensa para o futebol. E eu acho que, se ele está aceitando o convite do Athletico, é porque ele encontrou isso nessas conversas que ele teve com o Petraglia e com o Athletico", fala Diogo Kotscho, consultor em comunicação, marketing e negócios e, por muitos anos, colega de Leitão.
Kotscho trabalhou com Alexandre Leitão na Ambev, na Octagon e também por quatro anos no Orlando City. Com tanto tempo de parceria, o especialista conhece muito bem o novo "homem-forte" do Athletico.
"O Alexandre é um cara extremamente inteligente. Extremamente fácil de lidar. Um cara muito conectado com o mundo do futebol. Ele fala com segurança com grandes executivos, presidentes de entidades e com torcedores da mesma forma. Então, o Alexandre consegue lidar com todos os stakeholders do futebol muito bem", declara.
"Isso foi uma coisa que sempre me chamou a atenção. Ele conseguia sentar na Fifa, na CBF, com a mesma naturalidade que atendia, às vezes, a própria torcida. É um executivo muito experiente em grandes negociações e com investidores. Para um clube como Athletico, que vai viver um momento de transformação de SAF, para falar com esses grandes investidores do futebol, o Alexandre é um nome muito bacana", afirma.
Experiência de quase 30 anos em negócios do futebol
Formado em Administração na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Alexandre Leitão tem especialização em Marketing em Harvard. Nas experiências profissionais, o novo CEO atleticano tem relação e conhecimento em diversas áreas do futebol. Por quase 10 anos, de 1994 a 2003, foi executivo da Ambev, cuidando de toda relação do patrocínio da empresa na Seleção Brasileira - período ainda de Ricardo Teixeira. Até por isso, tem relações próximas na entidade máxima do futebol brasileiro.
Depois, Leitão fundou a B2S, agência de marketing esportivo, que foi comprada pela Octagon, maior empresa do mundo do ramo. Lá foi presidente por mais de quatro anos até ser contratado pelo Orlando City, assumindo como CEO em 2015. A ida dele ao clube aconteceu depois que o empresário Flavio Augusto da Silva comprou a franquia da Major League Soccer (MLS).
Sob a liderança do brasileiro, o clube americano passou por uma série de mudanças e alavancou sua marca a nível internacional. No período, os Lions mudaram de estádio, saindo do Florida Citrus Bowl para o Exploria Stadium - local destinado apenas para a prática do futebol de campo. O CEO também participou da criação do Orlando Pride, equipe feminina, e foi crucial para as contratações de atletas de renome, como as estrelas brasileiras Kaká e Marta.
Leitão deixou o clube da Flórida no ano passado depois que a família Wilf, que controla também o Minnesota Vikings, da NFL, assumiu a gestão. Desde então, o executivo passou por um período sabático e vinha prestando consultorias para a liga americana e grandes investidores.
O que pensa Alexandre Leitão e como ele pode encaixar no Athletico e com a visão de Petraglia
Alexandre Leitão recentemente teve seu nome ventilado para ser CEO de ambos grupos (Liga Forte Futebol e Libra) que tentam montar uma liga de futebol do Brasil. Além de toda experiência de gestão, o brasileiro carrega uma visão estratégica da MLS que poderia ajudar na criação do novo campeonato. O fato de nunca ter trabalhado ou ter sido atribuído a nenhum clube brasileiro - até agora - também facilitaria.
O executivo sempre deixou claro que não tem a intenção de transformar o futebol nacional, mas sim alavancar o produto que já é muito consolidado internacionalmente. Em seu Twitter, inclusive, Leitão costuma externar suas ideias para melhorias no mercado local. O especialista também chegou a elogiar o atacante Vitor Roque, que se despediu do Athletico na última semana.
"Temos uma enorme possibilidade nas mãos. O mercado brasileiro tem uma capacidade, uma condição, hoje de ser muito maior do que já é. E de efetivamente estar entre as maiores ligas do mundo. Mas passa pelas pessoas que estão comandando. Elas precisam entender como elas querem ficar para a história do futebol do Brasil, se é por aqueles que conseguiram reestruturar um produto e crescer, ou aqueles que falharam na principal oportunidade que o futebol já teve", disse Leitão em entrevista recente ao GoalTV, canal especialista em consultoria e assessoria em gestão do mercado esportivo.
"E passa por você olhar o produto. Governança, inovação e execução impecável. Três pilares importantes. É entender seu fã, o que eles estão precisando. O americano faz muito isso. O pensando não tem que ser só no estádio, tem que ser desde a hora que ele compra o ingresso. 'Será que é fácil comprar? É fácil estacionar? De comprar a pipoca e o refrigerante?' Hoje se tem uma discussão de liga, de como vai ser distribuído o dinheiro e etc, mas estamos olhando uma forma de dar um salto de qualidade no futebol brasileiro ou só na antecipação de recebíveis?", completou.
O Athletico já é comandado por Petraglia há muito tempo como um produto. Desde 2018, mais especificamente, o Furacão fez o rebranding com mudança do escudo, definição dos 4 ventos, criação da TV própria, entre outros passos de inovação feitos pelo clube. O próximo passo é a concretização e venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Diogo Kostcho acredita que Alexandre Leitão pode encaixar muito bem no Athletico e com as visões do mandatário rubro-negro. Petraglia e Leitão, inclusive, já vêm conversando há bastante tempo. O Furacão estava aguardando todos os trâmites burocráticos das eleições e deve anunciá-lo em breve.
"Acho que sim. E eles [Petraglia e Leitão] já se respeitam há muito tempo. O próprio Athletico foi parceiro do Orlando City por muito tempo, o Léo Pereira é um exemplo. Isso tudo foi uma parceria. Então, eles já tem um relacionamento de longa data e de respeito mútuo. E a própria estrutura do Orlando City é muito parecida com a do Athletico, porque o modelo foi usado aqui. Sempre foi um clube que inovou muito, um clube que investiu muito em infraestrutura, categorias de base. Eles se parecem muito e não é por acaso, é porque o exemplo do Athletico era usado comumente aqui dentro desta parceria", lembra.
"O próprio Athletico e a própria liga em que o Athletico estiver se beneficiam muito de ter o Alexandre. A experiência dele para levar o clube para uma posição de destaque nas negociações em uma eventual liga. É difícil você ter um executivo brasileiro com tanta experiência no futebol e, principalmente, de liga profissional. É um nome que vai ser ouvido por todos", acrescenta Diogo Kotscho.
Leitão chega ao Athletico então para atuar de uma forma mais organizacional dentro do clube, depois que o CEO Alexandre Mattos deixou o Athletico, nesta segunda-feira (11). Mattos vai atuar no Vasco em 2024. Além disso, o Rubro-Negro vai contratar um diretor de futebol para atuar diretamente no dia a dia com os jogadores e na busca por contratações para 2024.