Alex Mineiro enaltece visão de Petraglia: “Todo mundo dizia que era louco”
O Athletico terá um reforço de peso para encarar o Atlético-MG nesta terça-feira (23), às 19h, no Mineirão, pela Libertadores. Alexander Pereira Cardoso, o ídolo atleticano Alex Mineiro, vai acompanhar in loco o jogo que pode classificar o Furacão antecipadamente às oitavas de final da competição.
+ Confira a tabela da Libertadores 2023
Aos 48 anos de idade, aposentado do futebol desde 2010, o histórico camisa 9 falou com o UmDois Esportes sobre o jogo contra o Galo, a consolidação do Athletico no cenário continental, e também sobre o futuro do atacante Vitor Roque, a grande joia do clube – veja a entrevista no Instagram.
Qual a sua expectativa para o jogo desta terça?
Um jogo muito bom, expectativa muito grande dos dois lados. A gente vê o Athletico crescendo dentro da competição, vamos esperar que faça um grande jogo e faça grande vitória.
Você tem gostado de ver o futebol apresentado pelo time do técnico Paulo Turra?
Tenho acompanhando. [O time está] jogando um futebol vistoso, alegre, de garra e determinação, como sempre foi, principalmente dentro dos seus domínios, conseguindo viradas históricas dentro Baixada. Aqui no Mineirão é jogo difícil, o Atlético-MG tentando mais uma vitória porque está complicada a situação dentro grupo, mas o Athletico sabe da sua força, fez grandes jogos contra o Atlético aqui, espero que possa fazer mais um e conseguir mais uma grande vitória.
É inevitável falar sobre Vitor Roque. O que mais te chama a atenção?
Está numa fase espetacular. Garoto de 18 anos, vem fazendo gols, ajudando o Athletico em grandes vitórias, sendo decisivo em grandes jogos. Acho que tem uma força muito grande, fisicamente é muito forte, tecnicamente é um jogador que sabe jogar, e o principal de tudo: sabe fazer gols e vem demonstrando isso dentro de campo.
Você acha ele está pronto para sair ou deveria permanecer mais tempo no Brasil?
Acho que deveria permanecer. Ele está com 18 anos ainda, dá para segurar um pouco mais, ir um pouco melhor para fora, com um pouco mais de experiência e rodagem para não sentir tanto [a adaptação] lá fora.
Como você vê toda o crescimento do Athletico nos últimos anos?
Acho que já era prevista essa situação. O Athletico investiu bastante na construção do CT e do estádio, principalmente, para depois começar a investir em jogadores e ir em busca de títulos de maior expressão, como a Libertadores. Lá atrás nosso presidente Mario Celso Petraglia já falava que queria disputar o Mundial. Todo mundo achava que ele era um pouco louco e está aí a prova de que tudo foi projetado para que pudesse chegar a esse ponto e tenho certeza absoluta que vai chegar no momento certo.
Qual era o discurso do Petraglia na sua época?
Discurso de que não queria mais ganhar Paranaense, que queria ganhar Brasileiro, Copa do Brasil. E felizmente conseguimos o título de 2001, um elenco que também ajudou a projetar o clube mundialmente.