Alberto Valentim faz Athletico involuir e permanência é indefensável
O Athletico involuiu ao chegar à nona partida oficial com seu time-base titular na temporada. Neste domingo (10), no Morumbi, a equipe de Alberto Valentim foi ingenuamente dominada pelo São Paulo. Goleada por 4 a 0 na estreia do Brasileirão.
Mais uma vez, faltou repertório ao Furacão, que não soube sair da marcação pressão do Tricolor e tampouco aproveitou a velocidade de Cuello e Marcelo Cirino em contra-ataques. Porém, mais do que jogadas treinadas, faltou atitude diante de um rival que não é superior tecnicamente na comparação dos elencos.
A permanência do treinador, que tem menos de 40% de aproveitamento no comando do clube, é indefensável à essa altura. Alberto não é unicamente culpado pelo momento, mas o mínimo que a equipe deveria apresentar é padrão de jogo.
O goleiro Bento, que herdou a posição do agora flamenguista Santos, foi novamente destaque – o que explica a terrível atuação rubro-negra. Com facilidade, Calleri fez três e Luciano fechou o placar.
Agora, o Athletico tenta mudar a chave para a Copa Libertadores, principal aposta da diretoria para 2022. O time volta a campo na quinta-feira (14), às 19h, na Arena da Baixada, contra o boliviano The Strongest, pela segunda rodada do grupo B.
Três dias depois, no domingo (17), o desafio é contra o Atlético-MG, atual campeão, também em casa, pela Série A.
O jogo
A atuação atleticana foi ruim desde o início. O time finalizou pouco, jogou sem a bola sem saber se defender e sentiu a pressão aplicada pelos donos da casa.
Os primeiros dois gols são-paulinos saíram em cruzamentos. Aos 19 do primeiro tempo, Calleri aproveitou domínio errado de Khellven e fuzilou. No segundo, aos 7/2º, o argentino argentino cabeceou sozinho após passe de Wellington.
Nem as mudanças de Valentim na etapa final mudaram o panorama do jogo. Marlos entrou no lugar de Terans no intervalo, mas não conseguiu trazer criatividade. Vitinho reestreou de forma tímida, assim como o uruguaio Canobbio, maior contratação da história do clube.
O atacante Pedro Rocha também voltou a jogar, recuperado de lesão, mas pouco conseguiu ajudar. Calleri ainda fez um golaço, chutando no ângulo, e Luciano completou a goleada, de cabeça, no terror da zaga atleticana: a bola cruzada na área.
Ficha técnica
Brasileirão
1ª rodada
10/04/2022
São Paulo 4 x 0 Athletico
São Paulo: Jandrei; Rafinha, Diego, Léo e Welington; Pablo Maia, Igor Gomes (Andres), Nikão (Toró) e Alisson (Talles); Eder (Luciano) e Calleri (Rigoni).
Técnico: Rogério Ceni.
Athletico: Bento; Khellven (João Vialle), Pedro Henrique, Lucas Halter e Abner; Hugo Moura, Christian e David Terans (Marlos); Vitor Bueno (Canobbio), Cuello (Vitinho) e Marcelo Cirino (Pedro Rocha). Técnico: Alberto Valentim.
Local: Morumbi (São Paulo).
Data: 10/4/2022.
Amarelos: Alisson (S); Pedro Henrique, Vitor Bueno, Christian (A).
Público: 20.606.
Renda: R$ 687.594,00.
Gols: Calleri aos 18' do 1º, aos 07' e 24' do 2º; Luciano aos 30' do 2º.
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA-RJ).
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ).
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (FIFA-RJ).